Vendredi 13

Todos estão cansados de saber como amo Sexta-Feira 13. Porém não me canso de reafirmar o fascínio!





Como circulam imagens pelas redes sociais, "Azar, mesmo, é cruzar com um humano ignorante". Pois é isso mesmo. E ninguém dá jeito.


Mas a tradição referente à sexta-feira e ao dia 13 vem de bem longe... Como encontrei material prontinho, resolvi reproduzir, abaixo, algumas informações interessantes, concedendo os devidos créditos, é claro.

Conforme o blog Tradição Wicca*,

Na numerologia o número 12 é considerado como algo completo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio.(...)

Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa.

A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.

No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.


Em uma reportagem da Folha de Vitória**, mais algumas curiosidades sobre a data:

O programador Led Russo, 32 anos, participou de alguns encontros de paganismo e praticou a religião Wicca. Ele explica que 13 é um número mágico para as religiões pagãs por conta dos 13 ciclos lunares, da lua nova à minguante, que acontecem ao longo do ano; traz prosperidade e é o número da deusa Hécate.
Russo ainda explica que Hécate é uma das faces da Deusa Mãe. Na religião dele, são duas as divindades: a Deusa Mãe e o Deus Cornífero. “Se tudo vêm da natureza e o divino é tudo, para a gente se religar ao divino, a gente comemora as mudanças das estações, que é o que mais atinge a natureza. Essas comemorações que a gente faz nas mudanças de estações é que são rituais pagãos”, conta.
Sobre a sexta-feira 13, ele comenta que só é comemorada porque o 13 é um número de sorte. Para Russo, a ligação do 13 com o azar vêm da perseguição dos cristãos às tradições populares praticadas na Europa antes da oficialização do cristianismo.

Essa primeira sexta-feira 13 do ano é, para mim, ainda mais especial, porque é iluminada por Selene, a belíssima Lua cheia. 




* https://tradicao-wicca.blogspot.com.br/2012/04/a-sexta-feira-13.html - com adaptações
** http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/09/sexta-feira-13-tudo-o-que-voce-queria-saber-sobre-bruxas-e-nao-tinha-para-quem-perguntar.html
 

Comentários

Postagens mais visitadas