Lectures
Houve um tempo em que eu mergulhava deliciosamente na literatura: todos os gêneros, qualquer nacionalidade, diversos números de páginas. Havia os preferidos, claro, mas, em geral, eu queria simplesmente ler.
Os preferidos? Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector; Álvares de Azevedo, Edgar Allan Poe; Augusto dos Anjos; Lígia Fagundes Telles; Anne Rice...
Amei alguns títulos da maravilhosa Coleção Vagalume da editora Ática: O Escaravelho do Diabo; Menino de Asas; Cem Noites Tapuias; O Mistério do Cinco Estrelas; O Rapto do Garoto de Ouro; Sozinha no Mundo; Um Cadáver Ouve Rádio.
Uma vez (ridícula mesmo!) escrevi um poema conforme "sugestão" do Machado, se não me falha, na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. Aff!!!
Porém - lugar comum -, com a intensificação da rotina (Universidade, concursos, trabalho...) fui espaçando as leituras e, mais ainda, a produção. Estas se perpetuam graças ao curso de francês: é necessário cumprir as tarefas de produção de texto e preparar as apresentações sobre obras lidas.
Bom, pensei, pensei e resolvi que vou publicar aqui no blog alguns desses textos. Certamente, apesar dos apontamentos dos professores, haverá desvios das regras gramaticais e textuais do francês. Afinal, nem sempre foi possível reapresentar o material "passado a limpo" para revisão final.
Isto dito, estou totalmente aberta às correções dos nativos dessa língua ou detentores de efetiva proficiência no idioma. Aprender e aperfeiçoar nunca são demais. ;)
Allez-y!
Comentários