Mais do veganismo

Sempre que me declaro vegana (ou vegan para os mais versados), as pessoas se espantam enormemente e disparam com a fatídica pergunta: "Mas e a proteína???? E sua saúde????". Nesse momento, lamento, de cordis, a ignorância do tão evoluído ser humano.

Cada vez mais, estudos que demonstram a ruína da ditadura da carne se acumulam, espantando as trevas de antigas afirmações arraigadas nas pessoas - sobretudo médicos, pasmem!

Zanzando pelo site Minha Vida, resgatei uma matéria de dezembro/2010 que trata do assunto. No texto, fica claro que, além das carnes, as leguminosas também possuem proteínas, com menos gorduras e mais fibras. Assim, quem opta por uma dieta ética e equilibrada, ou seja, vegana, pode ficar tranquilo. Não se pode esquecer que a pessoa que fizer tal escolha deve procurar orientação nutricional, pois provavelmente será indicado que haja uma suplementação de vitamina B12.

Há um ano e sete meses, após onze anos de vegetarianismo, adotei a postura vegana. E só tenho tido satisfações - em todos os campos. Pratico atividades físicas, estudo, cuido do Fausto e dos gatinhos, trabalho e isso e aquilo. Ufa! Haja energia! 

Acima de tudo, informação. Isso é essencial, não somente em relação a nossa saúde, mas a todas as escolhas que fazemos em nossa caminhada. "O saber não ocupa espaço", disse alguém. Mas a ignorância, arrisco a completar, pode nos levar a sete-palmos abaixo...

Comentários

Postagens mais visitadas