Intimamente ligados

Nós que tratamos os animais com ética e respeito não somos um bando de frescos à toa querendo um holofote na cabeça.

Li há pouco uma matéria sobre estudos de DNA em primatas, a qual foi curiosamente intitulada Genes de macacos mostram que 'temos gorilas entre nós'. "Um consórcio mundial de cientistas sequenciou o genoma do gorila da planície ocidental e comparou mais de 11.000 de seus genes com os dos humanos modernos, Homo sapiens, e os dos chimpanzés. (...) A comparação também derruba convicções sobre similaridades entre os principais primatas, dizem os pesquisadores. Como era esperado, humanos e chimpanzés compartilhavam a maior parte dos genes. Mas 15% do genoma humano é mais próximo ao genoma do gorila do que ao do chimpanzé - e 15% do genoma do chimpanzé é mais próximo ao genoma do gorila do que ao do humano."

Tão similares a nós! Não apenas primatas, mas todas as espécies não devem ser brutalizadas e dizimadas por uma pretensa superioridade dos humanos. Eles não estão entre nós apenas para serem abatidos e terem seus cadáveres devorados. Eles estão em evolução, como nós, e precisam de nossa orientação para se desenvolverem cada vez mais.

O estudo acima termina ressaltando a importância de preservar a espécie estudada. Mas afirmo que é muito mais que isso. É a oportunidade de fazermos realmente a diferença por meio da valorização de todas as formas de vida, com compaixão, respeito e equilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas