Sonhos
A Origem causou sensação quando de seu lançamento. Não tive o prazer de assisti-lo na telona, mas, nesta semana, o velho e precioso DVD preencheu a lacuna.
Não é de hoje que os mistérios da mente humana intrigam todos nós. Sonhos, devaneios, viagem astral... Tudo nos fascina. E, devido a sua habilidade, os cineastas esboçam, cada um a sua maneira, esse universo semiconhecido.
Nesta película, deparamo-nos com um nível de complexidade sobre o assunto que, certamente, aferventa discussões intermináveis. Eu arrisco dizer que a narrativa se dá em mise en scène, um verdadeiro mergulho de ponta-cabeça.
Sonhos dentro de sonhos dentro de sonhos... À semelhança das famosas bonecas russas, a cada descoberta, espera-se algo novo; no entanto, o que se encontra é o mesmo que já foi desvendado. No caso do filme, o subconsciente, cheio de truques em suas diversas camadas.
Se estamos dormindo, ainda, precisamos de um chute que nos faça buscar o esclarecimento necessário para chegarmos ao topo do conhecimento. Ou ficaremos no limbo.
Comentários