Primeiros socorros
Bem legal o blog Mais Bichos do CorreioWeb. Sempre ótimo ter canais que ajudem a esclarecer sobre esses amiguinhos queridos!
Hoje vi o post "Como socorrer seu bichinho", que reproduz matéria da Revista do Correio de 14/10/12, muito útil em uma hora de aperto. Algumas dicas:
Confira algumas dicas de como ajudar seu mascote antes de chegar ao hospital:
- Tenha sempre um kit de primeiros socorros composto por: seringa 20ml; atadura; esparadrapo, antialérgicos; água oxigenada ou bicarbonato de sódio.
- Corte: faça uma compressão leve com pano limpo. Mas cuidado, não pode ser muito forte a ponto de interromper a circulação.
- Intoxicação: use água com bicarbonato de sódio para provocar vômito. Coloque a solução em uma seringa e no canto da boca a injete lentamente. Se possível, leve o veneno ou descrição do produto para o médico. No caso de intoxicação por absorção pela pele, lave-a com água corrente. Além do vômito, o veterinário provavelmente dará ao animal um laxante para remover a substância. Mas o que vai determinar o êxito do socorro é a quantidade de veneno somada ao tempo que levou para começar o tratamento.
- Asfixia: coloque o animal de cabeça para baixo para tentar fazer com que o objeto entalado seja expelido. Faça pequenas compressões toráxicas leves, para não fraturar a costela dele.
- Fratura: faça uma imobilização com atadura.
Entretanto, é óbvio, jamais deixe de levar o animal ao veterinário!
Comentários