Cinemateca francesa

O CCBB está exibindo a "Mostra Cine França: Claude Chabrol e Claire Denis" até dia 02 de fevereiro.

Amo de paixão doida a França e sua cultura e desacredito dos que dizem que os franceses são frios, xenófobos e que a lindíssima língua francesa é "coisa de gay". Patético isso. Não, ainda não visitei o país, calma! Daqui a pouco... O fato é que não tenho certeza do porquê, embora desconfie, mas simplesmente amo aquele país. E para ser sincera, pelo que conheço de mim mesma, rapidamente eu me tornaria uma autêntica parisiense! Havendo respeito, o resto dá para aguentar.



Pois então. Nesse ano, após tortuosos desvios, retornarei ao estudo dessa língua melodiosa e romântica. Durante esse tempo, é claro, não deixei de ouvir músicas, assistir a documentários, filmes, entrevistas, ler algo sobre a língua e a cultura francesas. E sempre que possível, frequento eventos como esse do CCBB.

Ontem, eu e Fausto, sempre altruísta, paciente e gentil nesses momentos, fomos assistir Inspecteur Lavardin, uma película de 1986, dirigida por Claude Chabrol. Conforme sinopse divulgada pelo Centro:

"Raul Mons, escritor católico muito famoso, leva uma vida pacata com sua mulher Héléne, sua filha – uma linda adolescente chamada Verónique – e o irmão de Héléne, Claude Alvarez. Certo dia, Raul Mons é encontrado morto, assassinado numa praia, totalmente nu, com a palavra 'porco' escrita sobre sua nádega… O delegado Lavardin é enviado ao local para fazer um inquérito sobre o crime".

A narrativa é bem interessante, revelando, pouco a pouco, pelo trabalho insistente do inspetor, pormenores comprometedores de cada personagem da trama. Héléne, presa a um passado existente apenas em sua mente, vegeta e ignora todo o drama que envolve sua família.

Bem semelhante ao famoso detetive Hercule Poirot, das tramas de Agatha Christie, o inspetor descobre o assassino, surpreendendo a plateia com o desfecho da investigação.


A Mostra apresenta várias obras, de temática diversa, mas quem quiser conferir Inspecteur Lavardin tem a próxima quinta para fazê-lo. Há diversos horários de exibição, permitindo, é claro, aquele delicioso lanchinho antes. O nosso foi pizza  - vez em quando pode :) 

Comentários

Postagens mais visitadas